Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group

Prof. Manuela Gomes, from 3B's Research Group - UMinho, received a Consolidator Grant from ERC
Awards Announcements

Published, Nov 29 2017

Manuela Gomes recebe bolsa milionária do Conselho Europeu de Investigação
É a 5ª bolsa avançada ou de consolidação atribuída ao Grupo 3B’s

Manuela E. Gomes, professora associada da Escola de Engenharia e vice-diretora do Grupo de Investigação 3B’s da UMinho, acaba de ser distinguida com uma Bolsa de Consolidação de Carreira (Consolidator Grant) do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), que é das mais prestigiadas na Europa. O projeto, financiado com dois milhões de euros para os próximos cinco anos, intitula-se "MagTendon: Tecnologias de engenharia de tecidos associadas a metodologias de estimulação magnética para a regeneração de tendões".

Estas bolsas individuais premeiam unicamente a excelência científica do investigador, sendo a sua avaliação fundamentada, em 50%, no seu currículo (que deve estar no topo dos cientistas a trabalhar na Europa) e, em 50%, na excelência do projeto a executar, ou seja, o seu grau de risco e a abordagem radicalmente inovadora nas fronteiras do conhecimento. Estes projetos têm taxas de aprovação na ordem dos 13%. As Consolidator Grants destinam-se a financiar projetos de cientistas que estão em fase de estabelecer a sua própria linha de investigação, tornando-se ainda mais competitivos a nível internacional.

O projeto premiado permitirá consolidar uma linha de investigação inovadora centrada na combinação de biomateriais e células estaminais, através de abordagens da engenharia de tecidos para a conceção de substitutos biológicos de tendões e ligamentos. Serão desenvolvidos novos biomateriais com propriedades magnéticas que possam ser usados em tecnologias de ponta, nomeadamente a bioimpressão 3D, permitindo um controlo muito específico das estruturas tridimensionais a desenvolver e mimetizando a arquitetura única do tendão e ligamento e da interface tendão-osso. “Esta distinção reconhece a investigação no Grupo 3B’s e o potencial de inovação das nossas ideias, que acreditamos que irão contribuir significativamente para o tratamento de lesões e doenças que afetam milhares de pessoas. É simultaneamente uma enorme satisfação pessoal e uma motivação muito importante para continuar a fazer investigação de excelência em Portugal. Por vezes, vale a pena dedicar 20 anos da nossa vida a algo em que realmente acreditamos”, afirma Manuela E. Gomes.

A UMinho já conseguiu seis bolsas do ERC: duas avançadas, três de consolidação de carreira e uma de iniciação de carreira. Destas seis bolsas, cinco foram para cientistas do 3B’s, confirmando-o como um dos grupos baseados numa universidade pública portuguesa com maior taxa de sucesso nestes concursos altamente competitivos. Dirigido por Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho, o 3B’s é um dos líderes mundiais nesta área de investigação, sendo atualmente responsável por projetos com financiamento de cerca de 50 milhões de euros.

Main Info:

Attachments to Download