Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group

Awards Announcements

Prof. João Mano receives Advanced Grant from European Research Council

Published, May 06 2015

[Prof. João F. Mano has received a prestigious Advanced Investigator Grant from the European Research Council (ERC), to develop radically innovative strategies, combining hierarchically organised multifunctional biomaterials and cells, to promote the autonomous regeneration of human tissues. ERC Advanced Grants allow exceptional established research leaders of any nationality and any age to pursue ground-breaking, high-risk projects that open new directions in their respective research fields or other domains.]

João F. Mano, professor associado no Departamento de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigador no Grupo 3B’s (ICVS/3B’s), acaba de receber um dos mais prestigiados financiamentos a que um investigador pode aspirar a nível europeu.

Trata-se de uma Advanced Grant (bolsa para Investigador Avançado) do European Research Council (ERC – Conselho Europeu de Investigação), a segunda conseguida no Grupo 3B’s, com o projeto intitulado “ATLAS: Bioengineered autonomous cell-biomaterials devices for generating humanised micro-tissues for regenerative medicine”, ao qual foram atribuídos 2.5 milhões de euros.

A bolsa concedida permitirá, durante cinco anos, desenvolver trabalho na área da engenharia de tecidos humanos e biomateriais avançados, nomeadamente na criação de dispositivos “vivos” miniaturizados capazes de compartimentar uma série de ingredientes, incluindo diferentes tipos de células, capazes, de uma forma autorregulada, de promover a formação de novo tecido funcional. Esse conteúdo será desenhado a partir da desconstrução do ambiente encontrado ao nível celular num processo natural de reparação dos tecidos ou durante o próprio desenvolvimento fetal.

Espera-se que esses pequenos reservatórios possam ser introduzidos e fixados dentro do corpo por processos minimamente invasivos e guiar localmente a regeneração de tecidos e órgãos de uma forma autónoma. Os biomateriais e a sua organização, da nano à macro-escalas, terão aqui um papel fundamental para controlar o comportamento celular no espaço e no tempo. Para além das aplicações in vivo, prevê-se que estes dispositivos inovadores possam também servir como modelos de doenças, a fim de testar novos fármacos e terapias, podendo assim ser vistos como alternativa aos ensaios com animais ou aos testes clínicos.

Prof. João F. Mano, Advanced Grant from European Research Council, in TSF
Article related files