Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group

Palestra de Rui L. Reis na UMinho assinala atribuição do IET Harvey Engineering Research Award
Events Announcements

Palestra de Rui L. Reis na UMinho assinala atribuição do IET Harvey Engineering Research Award

Published, May 10 2018

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior presente na sessão a 16 de maio, às 18h00, na Reitoria da UMinho

No âmbito da atribuição a Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis e Vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, do “IET Harvey Engineering Research Award”, um dos maiores prémios científicos do mundo na área da Engenharia, realiza-se, após a entrega do Prémio em Londres, em março passado, uma cerimónia alusiva na universidade do homenageado.

 

Será a 16 de maio, no Salão Medieval da Reitoria, com a presença do Presidente do Comité de Seleção do Prémio, Sir John O’Reilly, de outros membros do IET, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A sessão terá início pelas 18h00 e incluirá uma palestra de Rui L. Reis destinada ao público em geral, intitulada “Eng The Cancer”.

 

Através deste evento, a UMinho associa-se às celebrações alusivas ao Dia do Cientista. A iniciativa, em particular a palestra científica e a consequente sessão de perguntas e respostas, será realizada em língua inglesa.

 

O evento é aberto ao público, mediante inscrição na página do IET: www.theiet.org/events/2018/254324.cfm

 

Programa

 

18h00 | Salão Medieval da Reitoria da UMinho, Largo do Paço, Braga

- Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho

- Sir John O’Reilly, Presidente do IET AF Harvey Search and Selection Committee

- Rui L. Reis – “Eng The Cancer” (após a palestra, terá lugar uma sessão de perguntas e respostas moderada por Sir John O’Reilly)

- Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

20h00 Cocktail de receção (nos jardins contíguos ao Salão Medieval)

 

Sobre o Prémio

 

O galardão é atribuído todos os anos, e em cada três anos à área da Engenharia Médica, pela “Institution of Engineering and Technology” (IET), que tem 170 mil membros de 150 países. O prémio monetário, no valor de quase 400 mil euros, vai ser usado para criar modelos inovadores e funcionais de cancro em 3D, que possam ajudar a prever a eficácia de medicamentos, evitando o recurso a diversos testes em animais e alguns ensaios clínicos. “É um grande privilégio ser galardoado com este conceituado prémio, sendo o primeiro cientista cuja carreira foi toda feita num país - Portugal - onde a língua não é a inglesa. Todos os vencedores anteriores trabalhavam no Reino Unido, EUA, Austrália ou Singapura”, declarou Rui L. Reis. 

 

Trata-se de um prémio a que não são aceites candidaturas, podendo apenas apresentar propostas, baseadas no CV do candidato e numa proposta de trabalho cientifico para cinco anos, os candidatos pré-selecionados por um júri internacional. O júri elegeu Rui L. Reis entre várias figuras mundiais de topo, enaltecendo “as suas contribuições notáveis e as décadas de investigação excelência na área da engenharia de tecidos 3D para novas terapias regenerativas e para o desenvolvimento de modelos de doença”. O presidente do comité de seleção, Sir John O’Reilly, sublinhou: “Este prémio reconhece o seu percurso de investigação e o impressionante recorde de publicações e citações. Os ensaios sobre a eficácia de novos medicamentos contra o cancro continuam a ser um dos maiores desafios que os cientistas enfrentam e a investigação desenvolvida por Rui L. Reis e a sua equipa pode acelerar a avaliação de novos medicamentos e a aprovação de novos tratamentos”.

 

Cartaz em anexo.

Attachments to Download
This website uses cookies. By using this website you consent to our use of these cookies. For more information visit our Policy Page.